TAMAR

URI permanente desta comunidadehttps://bdc.icmbio.gov.br/handle/cecav/1402

Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha do Leste

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Caravana TAMAR - Educação Ambiental e divulgação itinerantes no estado do Rio de Janeiro
    (2004) LIMA, E. P.; WANDERLINDE, J.; ANÇÃ, B. D. M.; MAIS, B. P.; ALMEIDA, D.T.; CARNEIRO, K. C.; ASSUNÇÃO, J.; LIMA, W. C. S.
    Desde 1982, o Projeto Tamar/Ibama desenvolve atividades de Educação Ambiental em comunidades costeiras próximas às áreas de reprodução e alimentação das tartarugas marinhas. Os primeiros trabalhos na região Norte Fluminense foram iniciados em outubro de 1992, criando-se assim a base Bacia de Campos que está instalada na praia do Farol de São Tomé, município de Campos dos Goytacazes. Até outubro de 2001, os trabalhos foram realizados sazonalmente, em apenas alguns períodos dentro das temporadas reprodutivas. Atualmente a base está responsável pela proteção de cerca de 900 desovas por ano em 120 km do litoral. A educação ambiental tem sido primordial para o sucesso do Projeto. Os instrumentos para a realização dos trabalhos nas comunidades envolvem desde a conversa informal, fixação de cartazes, placas educativas, distribuição de panfletos, palestras, sessões de filmes e cursos profissionalizantes, entre outros. Com objetivo de ampliar o alcance geográfico das ações de educação ambiental e divulgação do Projeto, foi criada em junho de 2003 a Caravana Tamar. Esta é uma exposição itinerante composta de um veículo Kombi, réplicas das 5 espécies de tartarugas marinhas em tamanho original, painéis explicativos, um stand de vendas que funciona esporadicamente, além da exibição de vídeos com a temática tartaruga marinha e palestras com a presença de um biólogo. O presente trabalho tem como objetivo descrever os resultados obtidos durante o primeiro ano de sua existência. Até a data de 19 de junho de 2004, a Caravana Tamar esteve em 44 lugares, atingindo um público de cerca de 46.650 pessoas. O sucesso e a versatilidade da Caravana Tamar tem sido comprovado pela procura das instituições de ensino interessadas na sua visita, pela diversidade de locais e eventos em que ela esteve presente e pela maneira como vem sendo utilizada.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Informações Preliminares sobre o Perfil Biológico de Chelonia mydas (Linnaeus,1758) na Ilha de Santa Catarina entre janeiro de 2005 e junho de 2006
    (2007-04) STAHELIN, G. D.; WANDERLINDE, J.; LIMA, E. P. e.
    Cinco espécies de tartarugas marinhas ocorrem no Brasil. O Projeto TAMAR atua no litoral brasileiro desde 1980 protegendo e pesquisando as espécies de tartarugas marinhas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar novos dados para a determinação do perfil biológico de C. mydas em Florianópolis entre janeiro de 2005 e junho de 2006. C. mydas representou 82% do total de registros no período com um CCC médio de 43 cm. Os novos dados apresentados, bem como referências, sugerem um padrão de distribuição para esta espécie no sul do Brasil. Um tempo maior de monitoramento, além do estabelecimento de novas parcerias são necessárias para uma melhor determinação do perfil biológico da espécie, e a melhoria do estado de conservação das espécies na região
  • Imagem de Miniatura
    Enriquecimento ambiental para tartarugas marinhas em cativeiro no Museu Aberto do Projeto Tamar em Florianópolis
    (2013) GOLDBERG, D.W.; CEGONI, C.T.; STAHELIN, G.; WANDERLINDE, J.; GIFFONI, B.; LIMA, E.P.
    Bem-estar animal pode ser definido como um estado pleno de saúde física e mental, em que o individuo encontra-se em harmonia com o meio que o cerca. No ambiente natural, o animal enfrenta inúmeros fatores bióticos e abióticos que exigem amplo repertório comportamental, permitindo-o reagir às condições impostas em qualquer momento. Por outro lado, o ambiente reproduzido em cativeiro é limitado em vários aspectos e a transferência do animal de seu habitat natural para um ambiente de confinamento pode causar o aparecimento de comportamentos considerados atípicos para a espécie. Animais mantidos em cativeiro são, de forma geral, expostos a um espaço limitado e de pouca estimulação, levando-os a apresentar quadros de estresse, com distúrbios comportamentais e, em muitos casos, imunossupressão e infecções oportunistas. Como alterativa para minimizar o estresse gerado pelo confinamento, a prática do "enriquecimento ambiental", definida como um conjunto de técnicas de manejo que visam melhorar o ambiente físico e social dos animais, vem sendo amplamente difundida. Durante os últimos anos, o TAMAR de Florianópolis vem instituindo um amplo programa de enriquecimento ambiental para as tartarugas marinhas mantidas no Museu Aberto da Barra da Lagoa.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Projeto Tamar: matching, threats and conservation priorities for sea turtles in Brazil
    (2013) MARCOVALDI, M. A.; THOMÉ, J. C.; SILVA, A. C. C. D. da; SALES, G.; GIFFONI, B.; GOMES, B. M.; BAPTISTOTTE, C.; LIMA, E.; WANDERLINDE, J.; SANTOS, A. J. B.; SANTOS, A. S. dos; MENDILAHARSU, M. L.; LOPÉZ, G. G.