CECAV

URI permanente desta comunidadehttps://bdc.icmbio.gov.br/handle/cecav/1

Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 30
  • Imagem de Miniatura
    Item
    TURISMO EM PROGRESSO: MICRORREGIÃO DO VÃO DO PARANÃ E SUAS POTENCIALIDADES
    (2023) Barbosa, Giovana Alves; Gouveia, Flávia
    Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o atual cenário turístico na microrregião do Vão do Paranã, identificando as tendências atuais, avaliando as lacunas de pesquisa e proporcionando percepções para direcionar futuras investigações neste campo. Se caracteriza como pesquisa descritiva e adota uma abordagem qualitativa, utilizando para a coleta de dados o levantamento bibliográfico. Através dos resultados encontrados foi possível perceber que os municípios do Vão do Paranã possuem inúmeros atrativos turísticos, porém a confecção do inventário turístico é pouco explorada por todos eles, além disso a integração no mapa do turismo brasileiro para a promoção de políticas públicas também é ineficiente. É demonstrado também que o setor turístico movimenta diversos segmentos na cadeia produtiva, sendo os principais: alimentação, alojamento e transporte, o que impulsiona a economia e a geração de emprego e renda. Destaca-se ainda a importância da melhor divulgação dos principais atrativos turísticos da região, tendo como produto deste trabalho a elaboração de um catálogo fotográfico de tais atrativos. Sugere-se para pesquisas futuras aprofundar a pesquisa em cada município do Vão do Paranã fornecendo dados detalhados e específicos, incluindo informações sobre acessibilidade, contatos relevantes e os atrativos mais visitados, com uma análise quantitativa de sua contribuição para a cadeia produtiva.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    ESPELEOTURISMO NO BRASIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE SEGURANÇA, CAPACIDADE DE CARGA, IMPACTO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
    (2023) Santos, Edemir Barbosa dos; Santana, Cristiana Cerqueira Silva
    No Brasil, muitas cavernas são utilizadas para fins turísticos, contudo, poucas dispõem de planejamento turístico, deixando-as vulneráveis aos impactos ambientais. Este trabalho tem como objetivo discutir o potencial turístico das cavernas, o estado de conservação, a capacidade de carga turística, os perigos a saúde do visitanteeà necessidade da Educação Ambientalpara a sustentabilidade ambiental e econômica. O Brasil possui grande potencial espeleoturístico, contudo para a compatibilização do uso turístico com conservação ambiental, se faz necessário a implementação obrigatóriade um plano de manejo, mas sobretudo, de programas de monitoramento ambiental, de Educação Ambientale Patrimonial, e da fiscalização por parte dos órgãos responsáveis para garantir o cumprimento das normas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    POTENCIAL DAS PAISAGENS DE UMA REGIÃO CÁRSTICA PARA O TURISMO–A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FORMOSO, BONITO/MATO GROSSO DO SUL, BRASIL
    (2022) Medeiros, Rafael Brugnolli; Chávez, Eduardo Salinas
    Regiões cársticasexibem grande beleza cênica, rios translúcidos, grutas, cavernas, abismos, entre outras feições que resultam em paisagens cada vez mais incorporadas aos circuitos de turismo de natureza. Neste contexto, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar o potencial das paisagens para o turismo na Bacia Hidrográfica do Rio Formoso (BHRF), Bonito/MS, por meio da identificação, classificação e cartografia das paisagens, empregando indicadores ambientais e geoecológicos de forma integrada e sistêmica. Na operacionalização da pesquisa utilizou-se uma matriz de variáveis e critérios ligados à naturalidade, diversidade, singularidade, complexidade, qualidade visual, presença de rios cênicos e avaliação dos empreendimentos turísticos, para cada uma das unidades de paisagem, em que foram atribuídos pesos de potencial manuseados em ambiente SIG ArcGis 10®. Como resultados, apontou-se a existência de sete unidades de paisagem de primeiro nível e vinte e três de segundo nível, em uma marcante heterogeneidade que se vinculou ao relevo íngreme e, em alguns casos, dissecados, o que favorece a ocorrência de cachoeiras e corredeiras. Os rios com águas translúcidas também se vinculam à potencialidade muito alta para o turismo, inclusive são nestas unidades que estão localizados grande parte dos empreendimentos turísticos de Bonito. Isso fez com que esse trabalho contribua tanto no arcabouço teórico-metodológico quanto na prática e aplicabilidade em uma região cárstica, facilitando a organização do fenômeno turístico de forma a inter-relacionar com as potencialidades da paisagem, visando o planejamento e gestão turística sustentável.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    The Panorama of Publications on Geoturism in Brazil from bibliometric analysis
    (2022-10) Rodrigues, Suzana de Mendonça,; Affonso, Gustavo Uchôa de Mello; Nascimento, Marcos Antônio Leite do
    This article aims to present the distribution of scientific publications on Geotourism, carried out in Brazil, from 2010 to 2019. For this, a census was carried out based on the platforms Elsevier, Google Scholar, Plataforma-Capes, Scielo, Oasis, and Speel, which allowed us to identify the published works and to filter them according to the parameters: (a) being published in journals; (b) having the term geotourism, geotouristic (masculine noun) or geotouristic (feminine noun) in the title; (c) being within the stipulated period; and (d) being in any language, as long as it has been published in Brazil. Along with the survey, bibliographical research was carried out to support the interpretations and discussions. The results focused on five groups involving year, language, study location, publication, and authors. The main results show that there was an increase in the number of articles in that decade; Minas Gerais is the state with more articles; UFRJ's Anuário de Geociências (Geosciences Yearbook) is the journal that publishes the most on the topic; there is a greater number of articles produced in pairs; the Federal University of Uberlândia has the most significant number of publications; the ten mainauthors who publish about Geotourism in Brazil were identified.
  • Parcerias público-privadas e sua importância para a sustentabilidade do espeleoturismo no Brasil
    (2021-10-24) Rodrigues de Araujo, Hugo; Augusto Santos Lobo, Heros
    No Brasil há mais de 20 mil cavernas registradas no Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (CANIE), das quais algumas centenas são usadas de modo formal ou informal para a visitação turística e apenas 44 contam com o instrumento formal que regula a gestão deste uso, o Plano de Manejo Espeleológico (PME). Isso implica em aspectos positivos e negativos para o setor e desafios para as entidades gestoras de cavernas turísticas, públicas e privadas. Diante disso, esta investigação foi realizada com o objetivo de apresentar propostas para ampliar a sustentabilidade do espeleoturismo no país. Trata-se de um estudo de caso sobre cinco cavernas turísticas localizadas em Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu através da revisão da literatura e da pesquisa de campo, que envolveu observação direta e entrevista semiestruturada com os gestores utilizando como instrumento um questionário. Posteriormente, os dados foram organizados e interpretados utilizando a análise de conteúdo como método. Os resultados obtidos ressaltam as potencialidades e as limitações de cada tipo de gestão de caverna turística, e constatam que a sustentabilidade do espeleoturismo no Brasil será atingida por meio da consolidação de parcerias efetivas entre o governo e as entidades privadas.
  • Índice de Sustentabilidade do Monumento Natural da Gruta do Lago Azul, Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil
    (2021-03-10) da Silva-Melo, Marta Regina; Robaldo Guedes, Neiva Maria; Pereira de Melo, Gleidson André
    Com relevante beleza cênica, a Gruta do Lago Azul é uma das mais importantes cavernas do patrimônio espeleológico nacional e um atrativo turístico com visibilidade mundial. O presente estudo tem como objetivo analisar o índice de sustentabilidade do Monumento Natural da Gruta do Lago Azul, Bonito, Mato Grosso do Sul. Foi utilizado o Barômetro da Sustentabilidade Turística (BST) e o modelo AMOEBA de Indicadores de Sustentabilidade do Turismo (AIST) para analisar o nível de sustentabilidade. Foram selecionados vinte indicadores que resultaram nos seguintes índices: o Sistema Humano apresentou média de 48,62% e o Sistema Ecológico foi equivalente a 58,17%. O índice verificado encontra-se em um estágio intermediário, proporcional a 41-60%, considerado satisfatório. Apesar disso, foi constatada a inexistência de um Plano de Manejo e de um Programa de Educação Ambiental, previstos no Sistema Nacional de Unidade de Conservação. Diante do exposto, infere-se que a integralidade do nível de sustentabilidade do Monumento Natural da Gruta do Lago Azul ainda não acontece de forma efetiva. Portanto, fomentar um autêntico turismo sustentável em áreas que dispõe de serviços ambientais essenciais para a sociedade, como a Gruta do Lago Azul, é implementar um desenvolvimento compatível em atender às necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras.
  • Serra do Cipó está entre os destinos mais acolhedores do Brasil
    (2021-02-09) Felice, Gabriel
    Distrito de Santana do Riacho é o que movimenta economicamente a cidade, gera renda e empregos. Parque é conhecido por sua exuberância e diversidade
  • Item
    Turismo de Aventura: orientações básicas
    (Ministério do Turismo, 2010)
    Este Caderno expõe, inicialmente, os marcos conceituais e legais para a compreensão do que constitui o segmento. Contempla também as bases para o desenvolvimento do Turismo de Aventura, que subsidiam a identificação e análise dos recursos existentes, além de fatores para agregação de atratividade ao segmento
  • Item
    Manual de boas práticas de espeleoturismo
    (Ministério do Turismo, 2009)
    O conjunto de Manuais de Boas Práticas que o programa apresenta é uma das principais etapas da meta de geração e disseminação de conhecimento no setor. Esses documentos representam uma iniciativa pioneira na forma de abordar, organizar e formalizar o conhecimento relacionado à gestão empresarial e técnica dos empreendimentos e negócios de Turismo de Aventura no Brasil