Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Navegar
Sobre
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Sistemas pesqueiros"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Monografia
    Avaliação multidimensional dos sistemas pesqueiros da região sul do Espírito Santo, Brasil, e seus indicadores de sustentabilidade
    (2004) PIZETTA, GABRIELLA TIRADENTES
    Para avaliar o estado de exploração da pesca e seus indicadores de sustentabilidade na região sul do estado do Espírito Santo, utilizou-se uma técnica rápida e que realiza a ordenação multivariada de atributos de diversas áreas. Essa técnica propõe o levantamento de indicadores de sustentabilidade, que servem de subsídio para a gestão dos recursos pesqueiros e pode produzir uma série de avaliações que justifiquem as decisões políticas nas pescarias. O presente trabalho analisa a atividade pesqueira da região sul através da realização das análises univariada e multidimensional, através da metodologia do Escalonamento Multidimensional (MDS), e de correlação canônica. Realiza uma análise de sustentabilidade integrada utilizando-se treze atributos considerados indicadores de sustentabilidade. Os resultados demonstram que a região sul do estado possui dezenove sistemas pesqueiros, sendo quatro isolados e quinze não isolados. O sistema que demonstrou maior número de indicadores de sustentabilidade foi o de Catador de caranguejo isolado. Entre os sistemas pesqueiros, observa-se a ocorrência de padrões de variação costa-oceânico, pesca artesanal e semi industrial, e de acordo com o grau de isolamento. Nota-se que os sistemas da região sul do Espírito Santo apresentam características mais sustentáveis que os sistemas da região central e norte.

Caso não concorde com a publicação de qualquer documento neste repositório, mande uma mensagem pela página do Fale Conosco.

ICMBio © 2025

Logo do repositório COAR Notify