Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Navegar
Sobre
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Geodiversidade"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 14 de 14
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Dissertação
    Análise dos serviços de geodiversidade na bacia hidrográfica do Rio São Francisco em Minas Gerais
    (2020-05-27) Duarte Santos, Matheus; Ruchkys de Azevedo, Úrsula; Oliveira Pereira, Eric; de Tarso Amorim Castro, Paulo; Magela Machado, Maria Márcia
    Geodiversidade é um conceito utilizado a partir da década de 1990 para designar os elementos abióticos da natureza bem como seus processos ativos. Desde seu surgimento sua utilização tem se tornado corrente no jargão científico com aplicação em vários contextos em estudos ambientais. As abordagens incluem pesquisas envolvendo geoturismo, geoconservação, quantificação da geodiversidade, além de sua valoração por meio de seus bens e serviços, dentre outros. Os serviços geossistêmicos são os benefícios (bens e serviços) que as pessoas obtêm da natureza e podem ser divididos em quatro grandes categorias: serviços de regulação, de apoio, de provisão e serviços culturais. No Brasil as pesquisas em geodiversidade, embora tenham aumentado nos últimos anos, ainda são incipientes e há muito a ser realizado. Nesse contexto o trabalho tem como objetivo mapear e analisar os serviços da geodiversidade da bacia hidrográfica do rio São Francisco (porção Minas Gerais) utilizando como referência as Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (UPGRHs). Os métodos da pesquisa envolveram seis etapas: seleção e aquisição dos dados, tratamento e espacialização do banco de dados, normalização dos dados, sobreposição (overlay) dos serviços da geodiversidade, análise de Kernel e exemplos de serviços em destaque. Os resultados indicam a UPGRH SF5 com grande disponibilidade de serviços de geodiversidade. Outras UPGRHs também se destacam como as UPGRHs SF1, SF3 e SF7. Acredita-se que este trabalho contribui de forma inovadora na perspectiva da gestão dos recursos hídricos pelo Estado de Minas Gerais ao oferecer uma análise dos serviços da geodiversidade existentes na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco considerando suas UPGRHs.
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Outros
    Cavernas Parque Nacional dos Campos Gerais
    (fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, 2017)
    Este livreto é parte integrante do projeto de pesquisa Valores da geodiversidade de cavidades subterrâneas no contexto da prestação de serviços ecossistêmicos, e tem como objetivo tornar acessível ao público os trabalhos e descobertas e pesquisas do GUPE - Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas.
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Artigo
    DINÂMICAS DA NATUREZA NA REGIÃO DE CARAJÁS COM FOCO NOS ATRIBUTOS CLÁSSICOS DA GEODIVERSIDADE
    (2024-06) Santos, Railson Luz; Mascarenhas, Abraão Levi dos Santos; Vidal, Maria Rita
    Os aspectos da geodiversidade têm abarcado discussões teóricas e metodológicas, e na ciência geográfica os estudos de padrões de geodiversidade buscam a identificação e a classificação dos padrões espaciais, sendo cruciais para melhor gestão do geopatromônio. A presente seção elencou a região de Carajás como locus de rica geodiversidade. Partindo da análise dos componentes geodiversos que integram a paisagem, tais como as estruturas litológicas, pedológica e geomorfológica, e posteriormente classificando-os por sua relevância científica, educacional e cultural. Para melhor estruturar os níveis de geodiversidade, os dados foram distribuídos em uma escala de importância de 1 a 5. Espera-se que tais valores possam ser usados como dados técnicos para subsidiar planos de geoconservação da geodiversidade das áreas em tela.
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Artigo
    Elementos para Geoconservação do Patrimônio Espeleológico do município de Pacujá, Ceará, Nordeste do Brasil
    (2022) Cavalcante, Daniel dos Reis; Bastos, Frederico de Holanda; Cordeiro, Abner Monteiro Nunes
    O município de Pacujá, localizado no setor noroeste do estado do Ceará, abriga um expressivo patrimônio espeleológico relacionado com os arenitos silurianos da Formação Ipú, além da ocorrência de icnofósseis e material arqueológico relevante. O presente trabalho propõe apresentar elementos capazes de contribuir para a geoconservação do patrimônio espeleológico do município de Pacujá. Para tanto, realizou-se a caracterização ambiental das cavernas e setores adjacentes que possam subsidiar tal conservação. O percurso metodológico contemplou a revisão bibliográfica e cartográfica, o processamento digital de imagens e os trabalhos de campo. Na área de estudo existem oito cavernas: Gruta do Cipó, Gruta do Desfiladeiro I e II, Gruta da Fogueira, Gruta das Jias, Gruta do Limão, Gruta dos Morcegos e Gruta do Pontal, situadas em um contexto morfoestrutural bastante didático para a interpretação da morfogênese regional.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Monografia
    A GEODIVERSIDADE DO MUNICÍPIO DE JOÃO CÂMARA/RN: VALORES E POTENCIALIDADES PARA O GEOTURISMO
    (2023) JESUS, AYRTON WILLIAMS ROCHA DOS SANTOS DE; Amaral, Ricardo Farias do; Fonseca, Vanildo Pereira da; Costa, Silas Samuel dos Santos
    O tema geodiversidade possui grande relevância para os estudos geológicos e ambientais do planeta, este representa a diversidade dos elementos abióticos presentes na Terra, como solos, minerais, rochas e fenômenos geológicos. Sua relevância transcende os limites acadêmicos, pois influencia diretamente em questões ambientais, culturais e econômicas. A compreensão da geodiversidade é crucial para a prática da geoconservação, que visa preservar os elementos geológicos e seus processos, protegendo a integridade do ambiente. Simultaneamente, a geodiversidade se torna um recurso valioso para o geoturismo, promovendo a apreciação e interpretação dos fenômenos geológicos por visitantes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de áreas com potencial turístico, assim ainterconexão entre geodiversidade, geoconservação e geoturismo destaca se como uma abordagem integral para a compreensão, preservação e aproveitamento sustentável dos recursos geológicos do nosso planeta. A partir deste contexto o presente trabalho visa identificar e correlacionar os pontos geologicamente importantes, que tornam o município de João Câmara uma região rica em geodiversidade, enfatizando as suas potencialidades geoturisticas. Para isso, foram analisados materiais bibliográficos já existentes que conceituem e abordam a temática apresentada, além de periódicos, publicações, livros, revistas, entre outros. Posteriormente foi realizada uma atividade in locu, para coletar informações e evidenciar as peculiaridades locais, com ênfase na Serra do Torreão, Comunidade Indígena do Amarelão e a Falha de Samambaia. Por fim, a construção deste trabalho resultou na comprovação de que existem particularidades que tornam a região atrativa para o geoturismo sustentável, visto que o território contempla valores culturais, estéticos, científicos e educativos que estão presentes no conceito da geodiversidade.
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Dissertação
    A geodiversidade do Parque Nacional da Serra do Gandarela: análise do potencial de uso didático, com ênfase no patrimônio espeleológico
    (Instituto de Geociências da UFMG, 2017) Santos, Darcy José
    Este trabalho modelou o potencial de uso didático, associado à geodiversidade, neste Parque Nacional e identificou e inventariou alguns de seus sítios de geodiversidade, avaliando-os qualitativa e quantitativamente e quanto ao risco de degradação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Artigo
    INVENTÁRIO E AVALIAÇÃO DO GEOPATRIMÔNIO DO PARQUE NACIONAL DE UBAJARA, CEARÁ, BRASIL
    (2024-02-20) Meira, Suedio Alves; Nascimento, Marcos Antonio Leite do; Silva, Edson Vicente da
    O Parque Nacional de Ubajara (Parna de Ubajara), Ceará, dispõe das principais feições cársticas do estado e do encontro entre a Depressão Sertaneja e o Glint da Ibiapaba. Apesar das potencialidades abióticas, fica evidenciado na literatura uma lacuna de conhecimento específico sobre esses elementos da geodiversidade. Nesse contexto, este artigo realiza o inventário e a avaliação quantitativa do geopatrimônio do Parna Ubajara, de acordo com critérios educativos, turísticos e científicos. No inventário foram utilizadas as metodologias de classificação segundo categorias temáticas pré-estabelecidas e de seleção de locais com características superlativas. A avaliação quantitativa seguiu o método do Sistema de Cadastro e Quantificação de Geossítios e Sítios da Geodiversidade do Serviço Geológico Brasileiro. Após as etapas de campo e laboratório foram inventariados onze locais de interesse geológico no Parna de Ubajara, os quais resumem a história geológica e são os melhores representantes das três categorias temáticas definidas. A avaliação quantitativa salientou a relevância do geopatrimônio ao classificar oito geossítios e três sítios da geodiversidade de relevância nacional. Salienta-se que esses locais devem ser foco de medidas de valorização e divulgação do geopatrimônio do Parna de Ubajara, contribuindo para a melhoria dos índices de conservação e das práticas educativas e turísticas já realizadas.
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Artigo
    Levantamento preliminar da geodiversidade na Amazônia paraense
    (2021) Freire, Luciana Martins; de Lima, Joselito Santiago
    RESUMO A região amazônica exibe em seu território paisagens diversificadas, principalmente no que diz respeito às paisagens de exceção, saindo dos aspectos de florestas tropicais, apresentando desde resquícios de cerrado a relevos com topografias ruiniformes, cavernas areníticas e ferruginosas, falésias fluviais, afloramentos em praias fluviais e costeira etc. Diante do exposto, a presente pesquisa teve como objetivo identificar elementos da Geodiversidade do Estado do Pará, que constituem expressivos e singulares locais de beleza cênica, interesse científico, educativo, importância socioeconômica e cultural. Nesse sentido, foram inventariados quatro sítios distintos: Praia do Marahu, na Ilha de Mosqueiro, distrito do município de Belém; Vila Pedra, no município de Irituia; Gruta Leonardo da Vinci, em Vitória do Xingu; e Abrigo da Gravura, em Altamira. Os procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa foram divididos em três etapas: Levantamento bibliográfico, elaboração do mapa básico de localização e Trabalho de campo. A partir dos resultados da pesquisa, revelou-se a importância de haver a implementação de ações voltadas para conservação das paisagens identificadas, além do estabelecimento das formas de uso sustentável desses locais contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Trabalhos publicados em eventos
    LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM ÁREAS COM CAVIDADES NATURAIS SUBTERRÂNEAS: ASPECTOS DA GEODIVERSIDADE E BIODIVERSIDADE
    (2023-05) FERREIRA, Alexandra Samira Câmara; CANELA, Alice de Castro; GRIGIO, Alfredo Marcelo
    As cavidades naturais subterrâneas são reconhecidas como Patrimônio Mundial segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, 2008), onde seus ecossistemas são considerados frágeis; contendo muitas vezes além do corpo rochoso, conteúdo mineral e hídrico, flora, fauna, sítios paleontológicos e arqueológicos. Segundo o Anuário Estatístico do Patrimônio Espeleológico do Brasil de 2022 (ICMBio, 2023), o país possui 23.378 cavidades naturais e o Estado do Rio Grande do Norte possui 1.372 cavidades naturais. Onde o Estado constitui uma das maiores exposições de rochas carbonáticas do Brasil, além da presença de feições cársticas; como cavernas, dolinas e fraturas dissolvidas. Diante dos aspectos da Geodiversidade, Biodiversidade e Regulação que envolvem as cavidades naturais subterrâneas, visando a importância da manutenção destes patrimônios naturais e a análise minuciosa da viabilidade ambiental em processos de licenciamento ambiental de empreendimentos; o estudo vem por contribuir com a inter e intra relação entre o licenciamento ambiental e os Sistemas Cársticos Subterrâneos. E assim apoiar no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 (ODS 15) sobre "Vida na terra", sendo um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas em 2015. O ODS 15 traz consigo o propósito de "Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerenciar florestas de forma sustentável, combater a desertificação e interromper e reverter a degradação da terra e interromper a perda de biodiversidade". Os 17 ODS são parte da Resolução 70/1 da Assembleia Geral das Nações Unidas sob o tema global: “Transformando o nosso mundo”; partindo de quatro principais dimensões: social, ambiental, econômica e institucional. Os ODS defendem que é necessário levar o mundo a um caminho sustentável com medidas transformadoras. Assim, foram definidos os 17 objetivos e as 169 metas globais interconectadas, a serem atingidos até 2030. Conhecida popularmente como a “Agenda 2030” para o Desenvolvimento Sustentável.
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Texto publicado em jornal
    PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL DE TASSO FRAGOSO-MA, POTENCIALIDADE E ALTERNATIVA GEOTURÍSTICA/ HISTORICAL-CULTURAL HERITAGE OF TASSO FRAGOSO-MA, POTENTIALITI AND GEOTURISTIC ALTERNATIVE
    (2021) Cavalcante Morais, Antonia Rejane; de Castro, Claudio Eduardo; Leal Pinheiro, Elison André; Cunha Marques, Maíra
    O município de Tasso Fragoso – MA apresenta fatores naturais de grande importância em Geodiversidade, que devem ser monitorados como auxílio à preservação do ambiente natural, com características fisionômicas como Estruturas Geológicas e Espeleológicas, a Fauna e a Flora, além de elementos histórico-culturais como registros ancestrais arqueológicos (inscrições e pinturas rupestres e fósseis), constituídas como herança de valor cultural destas e das futuras civilizações. É importante que conduzamos o reconhecimento de sua existência, por meio de registros junto aos seguintes órgãos: Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), entre outras instituições. Estes elementos podem ser considerados Patrimônio, aos quais devem ser geridos e monitorados para fins científicos, histórico-culturais e turísticos. Este artigo apresenta como resultado uma extensa e preservada diversidade desses elementos no município, como por exemplo, estruturas de diferentes fisionomias geomorfológicas, conduzidas por uma íngreme ruptura das vertentes ao longo dos vales com paredões areníticos, que além de representar uma beleza cênica, possibilitam a existência de vida e uso humano para práticas de lazer, cultural e científica. Talvez o fator preponderante para a patrimonialização cultural resida no uso da Geodiversidade pelos ancestrais humanos que ali viveram, o qual, entre árvores fossilizadas, cavernas, a fauna e a flora do cerrado, inscreveram nas paredes areníticas, nas cavernas que os abrigavam, os sinais arqueológicos de seu tempo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Artigo
    Roteiro geoturístico rodoviário no Estado do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil
    (2023-12-31) Medeiros, Wendson Dantas de Araújo
    Este artigoobjetivaapresentar e descrever locais de interesse geoturístico(LIG), com o intuito de contribuir para a formação de roteiro geoturístico rodoviário e promover o desenvolvimento sustentável da região por meio da valorização e preservação da geodiversidade local.Os procedimentos estão pautados em trabalho de campo, caracterização e análisequalitativados valores da geodiversidade de cada localidentificado. Foram identificadose caracterizados 6locaisde interesse geoturístico ao longo do roteiro propostocom grande potencial geoturístico a ser explorado. O estudo demonstra a viabilidade do roteiro proposto, mas aponta para medidas necessáriasde geoconservação, promoção e divulgaçãoda geodiversidade por meio de políticas públicase instalação de painéisinterpretativos,e a realização de inventários locais para subsídio à elaboração de roteiros geoturísticos municipaisque conciliem à proteção da geodiversidade e ao desenvolvimento sustentávelpor meio do geoturismo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Artigo
    THE IMPACTS OF MINING ON SOCIETY, ECONOMY AND ITS RELATIONSHIP WITH GEODIVERSITY
    (2024-04) SILVA, VITOR EMANUELL FERREIRA; ROCHA, JOSHUÁ DAVINCI NUNES
    A mineração, apesar de extremamente relevante para o desenvolvimento do Brasil, é tema de poucas discussões e recebe escassa atenção dos brasileiros e seus governantes. Sob essa óptica, a forma como a mineração movimenta a economia local de onde se instalaé um ponto observado, podendo gerar efeitos positivos ou negativos a depender do contexto local. No âmbito social, a forma como o setor mineral e seus empreendimentos são colocados acima da população acarreta um cenário onde a população local é amplamenteafetada pelo setor e sua atividade. Assim, apesar da geração de empregos e os investimentos gerados pelo setor, a mineração impacta negativamente o cotidiano de muitos habitantes, pois consequências, como as doenças da mineração e as expropriações, acompanham a atividade. No quesito ambiental, especialmente referente a geodiversidade, a geração de efeitos negativos é intrínseca a atividade mineradora. Nesse viés, este trabalho tem por objetivo discutir sobre os impactos –positivos e negativos –da atividade mineradora para o país. Assim, utilizamos da revisão bibliográfica produzida para entender os efeitos da mineração no âmbito econômico e social, além de ressaltar os seus efeitos na geodiversidade. Demonstrando a necessidade desta discussão para entendermos quais são os principais impactos aos componentes abióticos do meio afim de minimizá-los.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Artigo
    Turismo de aventura e geoconservação em Quixadá/CE: aprofundando discussões sobre a projeção da proposta do Geoparque Sertão Monumental
    (2023-12-29) Lima, Iana Bárbara Oliveira Viana; Amorim, Caroline Domingos de; Loureiro, Caroline Vitor; Sopchaki, Carlos Henrique
    O município de Quixadá, localizado no Sertão Central do Ceará, é conhecido como a “Terra dos Monólitos” em virtude de sua expressiva geodiversidade, com destaque aos campos de inselbergues. A combinação de elementos ambientais faz de Quixadá uma área de grande interesse ao desenvolvimento do turismo de aventura, atraindo público nacional e internacional. A pesquisa apresenta um breve panorama do desenvolvimento do turismo de aventura no município, tendo como objetivo aprofundar o debate acerca do turismo de aventura local e a geoconservação, visando alcançar maiores subsídios para a discussão sobre a implantação do Geoparque Sertão Monumental. A metodologia se consistiu em: levantamento bibliográfico; trabalhos de campo; interpretação e sistematização dos resultados. Os resultados demonstraram que o turismo de aventura estabelece uma estreita relação com a geodiversidade local e o seu desenvolvimento se concentra em seis núcleos, inseridos em áreas de relevante expressividade geológica. Foram identificados problemas acerca do turismo de aventura, intensificando a necessidade de um planejamento baseado na geoconservação. Conclui-se que o turismo de aventura no município tem os seus principais núcleos de desenvolvimento na área que compreende a proposta de geoparque, podendo ser um potencializador do turismo, mediante um planejamento turístico comprometido com a geoconservação.
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Artigo
    Uso de técnicas de geoprocessamento para caracterização geoambiental das áreas de ocorrência do patrimônio espeleológico no Geossistema Ferruginoso do Parque Nacional da Serra do Gandarela, Minas Gerais
    (Caderno de Geografia, 2018-03-17) José dos Santos, Darcy; Ruchkys, Úrsula; Panisset Travassos, Luiz Eduardo; Mara Coelho Pizani, Fernanda
    O estudo permitiu uma melhor percepção dessa distribuição do patrimônio e suas relações espaciais com o ambiente físico, mostrando sua riqueza em termos da geodiversidade associada

Caso não concorde com a publicação de qualquer documento neste repositório, mande uma mensagem pela página do Fale Conosco.

ICMBio © 2025

Logo do repositório COAR Notify