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    Artigo
    Actividades de educacion ambiental y participacion comunitária desarolladas por el Proyecto TAMAR-IBAMA en el Estado do Espírito Santo, Brasil.
    (1995) THOMÉ, J. C. A; BAPTISTOTTE, C; SCALFONE, J. T; RIETH, D. B; ALMEIDA, A. P. S; MOREIRA, L. M. P; SANTOS, A. S; LEDERMANN, M. R; ANTAR, P
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    Artigo
    Caravana TAMAR - Educação Ambiental e divulgação itinerantes no estado do Rio de Janeiro
    (2004) LIMA, E. P.; WANDERLINDE, J.; ANÇÃ, B. D. M.; MAIS, B. P.; ALMEIDA, D.T.; CARNEIRO, K. C.; ASSUNÇÃO, J.; LIMA, W. C. S.
    Desde 1982, o Projeto Tamar/Ibama desenvolve atividades de Educação Ambiental em comunidades costeiras próximas às áreas de reprodução e alimentação das tartarugas marinhas. Os primeiros trabalhos na região Norte Fluminense foram iniciados em outubro de 1992, criando-se assim a base Bacia de Campos que está instalada na praia do Farol de São Tomé, município de Campos dos Goytacazes. Até outubro de 2001, os trabalhos foram realizados sazonalmente, em apenas alguns períodos dentro das temporadas reprodutivas. Atualmente a base está responsável pela proteção de cerca de 900 desovas por ano em 120 km do litoral. A educação ambiental tem sido primordial para o sucesso do Projeto. Os instrumentos para a realização dos trabalhos nas comunidades envolvem desde a conversa informal, fixação de cartazes, placas educativas, distribuição de panfletos, palestras, sessões de filmes e cursos profissionalizantes, entre outros. Com objetivo de ampliar o alcance geográfico das ações de educação ambiental e divulgação do Projeto, foi criada em junho de 2003 a Caravana Tamar. Esta é uma exposição itinerante composta de um veículo Kombi, réplicas das 5 espécies de tartarugas marinhas em tamanho original, painéis explicativos, um stand de vendas que funciona esporadicamente, além da exibição de vídeos com a temática tartaruga marinha e palestras com a presença de um biólogo. O presente trabalho tem como objetivo descrever os resultados obtidos durante o primeiro ano de sua existência. Até a data de 19 de junho de 2004, a Caravana Tamar esteve em 44 lugares, atingindo um público de cerca de 46.650 pessoas. O sucesso e a versatilidade da Caravana Tamar tem sido comprovado pela procura das instituições de ensino interessadas na sua visita, pela diversidade de locais e eventos em que ela esteve presente e pela maneira como vem sendo utilizada.
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    Capítulo de livro
    Ciências Ambientais
    (Câmara Brasileira do Livro, 2020-08) Hayashi, Carmino; De Souza Sardinha, Diego; Botezelli, Luciana; Zaitune Pamplin, Paulo Augusto; Santos Lobo, Heros Augusto; Rodrigues de Araújo, Hugo; Sousa Levenhagen, Blanche; Carmino Hayashi
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    Artigo
    COMO ESTARÁ A PRAIA DE GURIRI EM 2050?
    (2018) MARTINI, E. A; BONACH, K; PRIMO, R. A.
    A Base do Tamar em Guriri/ES realizou oficinas com o objetivo de conhecer as concepções de jovens capixabas sobre as perspectivas para o meio ambiente local nas próximas décadas, e em seguida promover o debate sobre as visões e opiniões apresentadas, com base em dados científicos atuais sobre as tartarugas marinhas e seus habitats. No âmbito da educação ambiental de tendência democrática, cada participante precisou pensar sobre o futuro e se viu confrontado com perspectivas e interpretações diferentes sobre o meio ambiente. Através dos desenhos realizados pelos grupos e de anotações realizadas durante as oficinas, serão descritas as concepções dos participantes sobre as problemáticas relativas ao ambiente costeiro e marinho. Os resultados mostram visões divergentes - normais em uma sociedade democrática - e a projeção de futuro da maioria dos participantes pode ser considerada otimista em relação à presença de lixo na praia e no mar, e bastante otimista em relação às tartarugas marinhas, espécies ameaçadas de extinção.
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    Livro
    Conservação da Natureza:
    (Editora Fundação Brasil Cidadão, 2012) Palazzo Jr., José Truda; Carbogim, João Bosco Priamo
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    Curso de atualização: Roteiros de Espeleoturismo e Atividades de Educação Ambiental em Trilhas e Cavernas
    (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2006-11) GESMAR
    A finalidade do presente curso é promover reflexões teórico-práticas sobre a atividade turística em cavernas brasileiras, incluindo questões relativas à gestão, manejo e atividades de Educação Ambiental em roteiros de espeleoturismo
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    Capítulo de livro
    Educação ambiental como ferramenta de conservação de elasmobrânquios e mitigação de incidentes com tubarões
    (2023-04) Sampaio, Cláudio L. S.; Nunes, Jorge L. S.; Araújo, Maria Lúcia G. de; Motta, Fábio S.; Bornatowski, Hugo; Freitas, Renato H. A.; Vizuete, Eloisa P.; Szpilman, Marcelo; Medeiros, Andrielli; Ribeiro, Alex; Lana, Fernanda O.; Kefalás, Henrique C.; Rodrigues, Jonas; Gadig, Otto B. F.; Kotas, Jorge Eduardo; Vizuete, Eloisa Pinto; Santos, Roberta Aguiar dos; Baggio, Maya Ribeiro; Salge, Paula Guimarães; Barreto, Rodrigo
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    Estudo sobre os programas de educação ambiental, segurança e capacitação de condutores de visitantes na gruta dos Ecos(Cocalzinho - GO)
    (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, 2006) Linhares, Júlio César F
    Este trabalho tem o objetivo analisar os aspectos referentes à segurança, à capacitação de condutores de visitantes e à educação ambiental, visando propor ações para a elaboração de um programa de educação ambiental, procedimento de segurança e diretrizes para capacitação de condutores de visitantes
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    Artigo
    Guias-Mirins do Projeto TAMAR/IBAMA
    (1999) BELLINI, C.; LIMA, R. P. de; ALVES, M. de L.; SANCHES, T. M.
    O TAMAR, criado em 1980, protege e pesquisa as tartarugas marinhas no Brasil realizando paralelamente programas de educação ambiental e desenvolvimento comunitário. Em Fernando de Noronha atua desde 1984, sendo a quarta estação implantada e a primeira em área oceânica.
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    Inventário espeleológico de Sergipe: as cavernas de Laranjeiras
    (Centro da Terra: Grupo Espeleológico de Sergipe, 2008) Centro da Terra: Grupo Espeleológico de Sergipe
    O objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento e a descrição das cavidades do município de Laranjeiras, Sergipe, trazendo assim informações que auxiliem futuros estudos científicos e projetos de educação ambiental
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    Artigo
    Percepção ambiental de crianças sobre primatas por meio de mapas mentais:
    (Revista Brasileira de Educação Ambiental, 2018-06-30) Torres Junior, Emanuel Ubaldino; Valença-Montenegro, Mônica Mafra; Castro, Carla Soraia Soares de
    A percepção ambiental é essencial no entendimento das relações entre as populações humanas e o ambiente. Neste sentido, buscamos avaliar a percepção ambiental infantil sobre primatas em uma comunidade localizada no entorno da RPPN Engenho Gargaú na Paraíba, Brasil. Foram coletados 102 mapas mentais de crianças e os resultados mostraram que aquelas que tiveram contato anterior com primatas apresentaram maior aproximação com a realidade em seus desenhos, tanto na caracterização destes, quanto do ambiente representado, evidenciando um maior contato com o meio ambiente. Tais resultados subsidiarão futuras pesquisas e programas de Educação Ambiental, especificamente, envolvendo primatas ameaçados de extinção.
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    Artigo
    POSSIBILIDADES DO ENSINO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO AMBIENTALNO AMBIENTE DE CAVERNA
    (2023) Vieira, Júlio César da Silva Moura; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva
    A Educação Ambientaltem caráter transversalno ensino básico, mas há dificuldades para trabalhá-la sob o viés da interdisciplinaridade. Uma das dificuldades se refere à definição de um tema que permita um trabalho que envolvadiversas disciplinas, sendo que o tema sobre cavernas pode permitir isso. Nesse contextoo artigo tem comoo objetivo foi discutir as possibilidades de ensino interdisciplinar em Educação Ambientala partir do tema cavernas, tendo utilizado como metodologia uma pesquisa bibliográfica. Constatamos que a temática sobre cavernas devido a abrangência disciplinar enquanto tema de estudo, pode possibilitar o desenvolvimento de inúmeras práticas educativas interdisciplinares ambientais no ensino básico.
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    Projeto de educação ambiental em cavernas turísticas da região nordeste e licenças ambientais concedidas as instituições de pesquisa e turismo de cavernas da região nordeste, levantados e sistematizados.
    (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, 2000) Felipe, Kátia Cilene de Paiva
    Este documento apresenta os projetos de educação ambiental em cavernas turísticas da região nordeste
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    Relatório de atividades na caverna do Jabuti
    (CECAV/ICMBio, 2009) CECAV/ICMBIO
    O Relatório demonstra a importância da educação ambiental como ferramenta para a conservação do patrimônio espeleológico e a promoção do conhecimento à população
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    Relatório de sistematização dos levantamentos dos projetos de educação ambiental em cavernas turísticas das regiões Centro-Oeste e Sudeste e das licenças ambientais às instituições de pesquisa e turismo dessas regiões
    (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, 2006) Neiva, Isaura Carolina Aguiar
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    Artigo
    SENSIBILIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE PROTEÇÃO DA FOZ DO RIO DOCE
    (2017-06-21) MARCONDES, A. C. J.,; SANGÁLIA, C. A.,; BAPTISTOTTE, C.,; THOMÉ, J. C. A.,; VILA-VERDE, L.,; RIBEIRO, F. A.,
    A região da Planície Costeira do Rio Doce, em Linhares-ES, é uma das áreas prioritárias para a conservação das tartarugas marinhas e considerada pelo Ministério do Meio Ambiente como de prioridade extremamente alta para conservação da biodiversidade nos ambientes terrestre e costeiro/marinho (MMA, 2007, ESPÍRITO SANTO, 2010). Associado ao trabalho de proteção das tartarugas marinhas, desenvolveram-se ações complementares, para sensibilização socioambiental das comunidades costeiras, com geração de trabalho e renda e organização comunitária, para que a proteção destas áreas obtivesse sucesso e sustentabilidade. Atividades de educação ambiental são realizadas pelo Projeto TAMAR na região há 35 anos. Por tratar-se de um processo importante e contínuo, as ações foram intensificadas ao longo dos anos e colhem bons resultados, como os aqui apresentados, referentes a 2016.
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    Uso da cartilha aventura da vida nas cavernas como ferramenta de educação nas atividades de turismo em paisagem cárstica
    (Pesquisas em Turismo e Paisagens Cársticas, 2008) Ferreira, Rodrigo Lopes; Gomes, Flávio Túlio M. C.; Silva, Marconi Souza

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