Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Navegar
Sobre
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Biologia"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 12 de 12
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Artigo
    Aspecto da Biologia do Morcego Furipterus Horrens(Mammalia, Chriroptera, Furipteridae)
    (Revista Brasileira de Biologia, 1980) Uieda, Wilson; Sazima, Ivan; Storti Filho, Atilio
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Artigo
    Aspectos da biologia do morcego Furipteros Horrens (Mammalia, Chiroptera, Furipteridae)
    (Revista Brasileira de Biologia, 1980) Uieda, Wilson; Sazima, Ivan; Filho, Atilio Storti
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Outros
    Biologia comparada de insetos e aracnídeos com representantes cavernícolas
    (USP, 2002) Netto, Pedro Gnaspini
    Detectar e interpretar possíveis modificações(morfológicas, fisiológicas, comportamentais, etc) ocorridas em aracnídeos e insetos cavernícolas brasileiros.
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Artigo
    Biologia da gruta Olhos D'Água, Itacarambi, MG
    (O Carste, 1996) Trajano, Eleonora
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Artigo
    Biologia e dinâmica populacional de morcegos hematófagos
    (UNESP, 1996) Uieda, Wilson
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Artigo
    Brasileirinidae, a new isopod family (Crustacea: Isopoda) from the cave in Bahia (Brazil) with a discussion on its taxonomic position
    (Zootaxa, 2012-07) Ferreira, Rodrigo Lopes; Prevorcnik, Simona; Sket, Boris
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Tese
    Distribuição, biologia, ecologia populacional e comportamento de peixes subterrâneos, gênero Ituglanis (Siluriformes: Trichomycteridae) e Eigenmannia (Gymnotiformes: Sternopygidae) da área cárstica de São Domingos, nordeste de Goiás
    (Universidade de São Paulo, 2003) Bichuette, Maria Elina
    Estudo sobre peixes subterrâneos, dieta e sobrevivência da área cárstica de São Domingos, nordeste de Goiás
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Capítulo de livro
    História natural e biologia dos quelônios amazônicos
    (Ibama, 2016) Ferrara, Camila Rudge; Bernardes, Virgínia Campos Diniz; Vogt, Fabiano Waldez, Richard C; Bernhard, Rafael; Balestra, Rafael Antônio Machado B; Bataus, Yeda Soares de Lucena; Campos, João Victor; Balestra, Rafael Antônio Machado
    Os quelônios, que vivem em ambientes terrestres e aquáticos, desempenham papéis ecológicos importantes, como a dispersão de sementes e a ciclagem de nutrientes. No Brasil, a espécie Kinosternion scorpioides é severamente explorada pelo consumo e comércio ilegal, apesar de ser pouco contemplada em programas de proteção. As principais ameaças aos quelônios incluem a sobrexploração de adultos, juvenis e ovos, além da predação dos ninhos por predadores naturais.
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Outros
    Memorial
    (Instituto de Biociência da Universidade de São Paulo, 1996) Trajano, Eleonora
    Memorial ao Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, neste memorial circunstanciado estão descritas as atividades científicas, didáticas, de extensão e administrativas realizadas até o momento.
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Artigo
    Morphometrics and biological notes on mimon crenulatum (Chiroptera Phyllostomidae)
    (Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi, 1994) Pedro, Wagner A.; Komeno, Carlos A. K.; Taddei, Valdir A.
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Outros
    A vida na caverna: Olhando de perto o mundo natural de uma caverna
    (Coleção Ecossistemas, 1991-04) Gunzi, Christiane
    Uma caverna pode levar milhares de anos para se formar. A maioria dela é feita de rocha calcária. Quando chove, o dióxido de carbono do ar transforma a água num ácido fraco, que dissolve a rocha. Livro didático sobre a vida nas cavernas
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Trabalhos publicados em eventos
    WikiAves como uma ferramenta para a conservação
    (2021) Bovo, Alex A. A.; Somenzari, Marina; Prestes, Nemora P.; Martinez, Jaime; Alexandrino, Eduardo R.; Ferraz, Katia M. P. M. B.
    Ações de conservação são mais eficientes quando baseadas em evidências científicas. Uma importante ferramenta que pode orientar tomadas de decisões é a Modelagem de Distribuição de Espécies (MDE), que utiliza dados de ocorrência e informações ambientais para gerar mapas de adequabilidade ambiental para a espécie alvo. A obtenção de dados de ocorrência recentes e acurados é limitada devido à ausência de pesquisas com determinadas espécies ou pela dificuldade em amostrar toda a distribuição geográfica. Essa lacuna pode ser preenchida com o auxílio de cientistas cidadãos, que registram e compartilham informações em plataformas online, como o WikiAves. O papagaio-de-peito-roxo Amazona vinacea é um exemplo de espécie com grande nível de conhecimento para uma parte de sua distribuição (sul), mas com escassos estudos sendo realizados na porção norte. A espécie aparece em diversas listas de ameaça, tendo o status “em perigo” globalmente e em SP e RG, “vulnerável” na lista nacional, MG, RJ e PR, e “criticamente” na BA e ES. O objetivo desse resumo é demonstrar o potencial de uso do WikiAves, provendo dados acurados para a MDE pela interação com observadores de aves através de sua plataforma. A partir de uma base de dados de A. vinacea construída pelos especialistas, identificamos os municípios sem registros da espécie, mas que possuíam mídias postadas no WikiAves. Assim, selecionamos 80 municípios, e enviamos mensagens para todos os usuários com registros da espécie em tais municípios (N= 165) solicitando as coordenadas geográficas acuradas dos registros. Foram recebidas respostas de 67 usuários (40%) em 30 dias, contendo 87 coordenadas geográficas acuradas para a espécie em 30 municípios ao longo de sua distribuição. Essas coordenadas foram adicionadas à base de dados e ajudaram a preencher a lacuna de dados de ocorrência existente, especialmente nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, e serão úteis para subsidiar o mapa de distribuição da espécie para a IUCN. Com esse trabalho, foi possível evidenciar como a utilização de dados provenientes de plataformas de ciência cidadã pode ser uma poderosa ferramenta para a ciência e conservação. Relatamos que embora o WikiAves tenha sido utilizado para o envio de mensagens, tais dados não estão disponíveis no site, o que torna o trabalho de coleta de dados demorado, por ser uma compilação manual. Em relação aos usuários, poucos parecem ter a consciência da importância de seus registros para a conservação, não inserindo os dados de localização acurados no site. Deve-se ressaltar que por ser uma espécie alvo de tráfico, muitos usuários evitam compartilhar tais dados. A coleta de dados acurados hoje, é facilmente realizada com smartphones, não dependendo de aparelhos GPS, como anos atrás. Essa facilidade na coleta de dados, destaca o potencial que os observadores de aves possuem para auxiliar no desenvolvimento de estratégias e ações para a conservação da biodiversidade.

Caso não concorde com a publicação de qualquer documento neste repositório, mande uma mensagem pela página do Fale Conosco.

ICMBio © 2025

Logo do repositório COAR Notify