TAMAR
URI permanente desta comunidadehttps://bdc.icmbio.gov.br/handle/cecav/1402
Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha do Leste
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
- Estudo de juvenis de tartarugas marinhas (Eretmochelys imbricata e Chelonia mydas) no Arquipélago de Fernando de Noronha, Brasil(1998) SANCHES, T. M.; BELLINI, C.O Arquipélago de Fernando de Noronha é uma das 22 áreas de monitoramento do Projeto TAMAR, criado em 1980 para proteger e pesquisar as cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil (Marcovaldi, Marcovaldi, 1985). Desde 1984, as temporadas reprodutivas de Chelonia mydas (C.m.) são acompanhadas no arquipélago e, em 1987, teve início o estudo da população residente de juvenis desta espécie e de Eretmochelys imbricata (E.i.), que residem no arquipélago (Bellini, Sanches, 1996). Embora a implantação desta Base tenha passado por dificuldades por estar situada distante da costa, em 1992, o estudo foi sistematizado, adequando-se a ficha de campo e o Banco de Dados utilizado também em outros pontos do país (Marcovaldi et al., 1998).
- CONSERVAÇÃO E MANEJO DAS TARTARUGAS MARINHAS(199) SANTOS, A. S.; WANDERLINDE, J.; LIMA, E. P.Criado em 1980 com o intuito de proteger e recuperar as populações de tartarugas marinhas que utilizam a costa brasileira para reprodução e alimentação, o Projeto Tartaruga Marinha (Projeto TAMAR IB AMA) realizou inicialmente um levantamento para determinar quais as espécies de tartarugas marinhas existentes no país, seu período de desova e comportamento reprodutivo, mapeando os principais sítios de reprodução destes animais. O litoral norte do estado da Bahia conta com 4 Bases, a saber: Arembepe (e sub base de Itapuã), Praia do Forte (e sub base de Santo Antônio), Subaúma e Sítio do Conde (e sub base de Mangue Seco). Caracteriza-se por ser uma das principais áreas remanescentes de desova de Caretta caretta e Eretmochelys imbricata no país. Em menor número ocorrem as espécies Lepidochelys olivacea e Chelonia mydas.
- Projeto TAMAR - Conservação e envolvimento comunitário(1997) Baptistotte, Cecília; Thomé, J. C. A; Marcovaldi, M. Â; Sangália, C; Gallo, B; Lima, E. H. S. M; Sanches, T. M; Castilhos, J. C. de; Vieitas, C