Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Navegar
Sobre
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Temporada reprodutiva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Trabalhos publicados em eventos
    ACOMPANHAMENTO DAS OCORRÊNCIAS (EMERGÊNCIAS) DE TARTARUGAS MARINHAS, NA TEMPORADA REPRODUTIVA 1989/1990, NAS PRAIAS ENTRE O RIO DOCE E BARRA SECA, ES
    (1990) Bellini, C; Rieth, D; Almeida, A. P.L.S.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Trabalhos publicados em eventos
    Comparação evolutiva do número de desovas por temporada reprodutiva, no Arquipélago de Fernando de Noronha/PE
    (1993) BELLINI, C
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Capítulo de livro
    PROTEÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA TEMPORADA REPRODUTIVA 1988/1989 DE TARTARUGAS MARINHAS NA BASE DE LAGOA MONSARÁS, POVOAÇÃO, ES.
    (1989) Bellini, c; Almeida, A.P.L.S.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Trabalhos publicados em eventos
    Resultados da temporada reprodutiva 94/95 das tartarugas marinhas na praia de Comboios,ES.
    (1995) THOMÉ, J. C. A; BAPTISTOTTE, C; MARCHIORO, G. B
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Trabalhos publicados em eventos
    TEMPORADAS REPRODUTIVAS 93/94/95 DA TARTARUGA MARINHA VERDE CHELONIA MYDAS EM FERNANDO DE NORONHA, PE, BRASIL.
    (1995) BELLINI, C; SANCHES, T.M
    A ilha principal do Arquipélago de Fernando de Noronha (3°45’S-32°20’W) recebe anualmente, fêmeas de Chelonia mydas, que procuram algumas praias para desovar. Desde 1984, as temporadas reprodutivas são monitoramentos pelo Projeto TAMAR/IBAMA - Programa Nacional de Conservação e Manejo das Tartarugas Marinhas e, desde 1988, a principal área de desova está protegida pelo Parque Nacional Marinho. Durante a temporada reprodutiva, que nas ilhas oceânicas se estende de janeiro e julho, os pesquisadores do Projeto TAMAR/IBAMA percorrem as praias durante à noite com a finalidade de flagrar , medir, marcar e catalogar as fêmeas - como a mesma fêmea pode desovar outras vezes durante a temporada , os pesquisadores acompanham cada uma delas. Os ninhos são sinalizados e, a partir do 45° dia de incubação, são monitorados para se verificar a eclosão dos filhotes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Trabalhos publicados em eventos
    Temporadas reprodutivas da tartaruga marinha Chelonia mydas no Atol das Rocas, RN, Brasil
    (1998) BELLINI, C.; SANCHES, T. M.
    As temporadas reprodutivas de Chelonia mydas (C.m.) iniciam, geralmente, em Dezembro quando aparecem os primeiros grupos de tartarugas adultas para o acasalamento, e se estendem até Julho quando eclodem os últimos ninhos. O Projeto TAMAR foi criado em 1980 e desde 1982 (Kawakami & Savaget, 1982), vem acompanhando as temporadas no Atol das Rocas, o qual abriga a segunda colônia de C.m. no Atlântico Sul Ocidental (Bellini et al., 1996). Além desta, a reprodução de C.m. acontece em outras áreas oceânicas do Brasil: Ilha da Trindade/ES (Moreira et al., 1995) e Fernando de Noronha/PE (Bellini & Sanches, 1996 a). Apesar de o atol ter sido decretado como Reserva Biológica em 1979 - a primeira Unidade de Conservação marinha no país - apenas em 1991 começou a ser efetivada a implantação pelo IBAMA. A partir de então, o Projeto TAMAR, além de outros pesquisadores, puderam desenvolver atividades mais constantes e estudos mais sistematizados. Em 1998, porém, devido à restruturação das atividades de manejo nas 22 Bases de trabalho e à contenção de gastos, o Projeto TAMAR precisou paralisar o monitoramento em algumas áreas de reprodução, entre elas, o Atol das Rocas foi escolhido por abrigar uma das populações de tartarugas marinhas menos ameaçadas do país. O presente artigo apresenta, sinteticamente, alguns dados e resultados obtidos durante as expedições de 1981/82, 1985/86 e 1989/90 e nas temporadas monitoradas a partir de 1991 a 1997.

Caso não concorde com a publicação de qualquer documento neste repositório, mande uma mensagem pela página do Fale Conosco.

ICMBio © 2025

Logo do repositório COAR Notify