Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Navegar
Sobre
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Prochilodontidae"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Artigo
    CONTEÚDO CALÓRICO DE MÚSCULOS DE Prochilodus lineatus (CHARACIFORMES, PROCHILODONTIDAE) NO RESERVATÓRIO DE MANSO, BRASIL
    (2010-06) ESPÍNOLA, L. A.; SANTOS, E. A. P.; DOMINGUES, W. M.; BENEDITO, E.
    Com o objetivo de conhecer as variações intraespecíficas no conteúdo calórico, presentes em músculos de Prochilodus lineatus, foram analisados 118 espécimes durante o período de outubro 2002 a setembro 2003 no reservatório de Manso, Mato Grosso, Brasil. De cada exemplar foram obtidas as medidas morfométricas, identificando o sexo e estádio de maturação gonadal e extraindo amostras da musculatura da base da nadadeira dorsal. Cinco amostras de diferentes regiões da musculatura foram amostradas de 18 fêmeas em repouso para se verificar a existência de diferenças calóricas num mesmo indivíduo, associadas à região muscular. Todas as amostras foram secas em estufa a 60ºC até alcançar peso constante, maceradas, homogeneizadas e submetidas à queima em bomba calorimétrica (PARR). Não foram identificadas variações significativas entre diferentes regiões da musculatura, bem como entre sexos. Entre os estádios reprodutivos, apenas para fêmeas verificaram-se diferenças significativas, sendo o estádio repouso significativamente diferente dos demais. Para machos, durante o estádio de maturação, as amostras musculares apresentaram maior concentração calórica que nos demais estádios. A análise de correlação entre o comprimentopadrão e o conteúdo calórico dos músculos das fêmeas demonstrou que para indivíduos no estádio de repouso existe correlação. Entre os machos, a correlação embora baixa, foi significativa para indivíduos imaturos, em repouso e em maturação. O presente estudo confirma a importância de se considerar as variações calóricas por classe de comprimento e ressalta a importância de se compreender as alterações energéticas decorrentes da maturação gonadal.

Caso não concorde com a publicação de qualquer documento neste repositório, mande uma mensagem pela página do Fale Conosco.

ICMBio © 2025

Logo do repositório COAR Notify