Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Navegar
Sobre
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Conservação ambiental"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Livro
    Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.
    (ICMBio, 2018) Subirá, Rosana Junqueira; Galvão, Amanda; Carvalho, Carlos Eduardo Guidorizzi de; Soares, Ana Hermínia Simões de Bello; Martins, Drielle dos Santos; Oliveto, Fernanda Aléssio; Leonhardt, Gabriela; Cortês, Lara Gomes; Pimenta, Mayra; Arimoro, Omolabake Alhambra Silva; Silva, Tamilis Rocha; Silva, Tiago Castro; Silva, Verônica de Novais e
    Esta edição do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção traz o resultado do processo de avaliação das espécies coordenado pelo Instituto Chico Mendes, oficializado pelo Ministério do Meio Ambiente por meio das Portarias nº 444 e 445 de 2014. No Volume I desta obra é possível consultar informações acerca do processo. Para identificar as espécies ameaçadas, adotou-se a metodologia da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza)22. Por se tratar de uma avaliação nacional, para as espécies não endêmicas do país foi utilizada a adaptação regional prevista no método23. Um resumo sobre a metodologia e alguns conceitos fundamentais encontram-se no texto introdutório do Volume I.
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Texto publicado em revista
    Quantificação da geodiversidade e suas implicações para a geoconservação da Estrada Real – porção centro-norte do Caminho dos Diamantes
    (2020-12-24) Coelho Pizani, Fernanda Mara; Mara, Fernanda
    O Caminho dos Diamantes está localizado no Estado de Minas Gerais e pertence à Estrada Real, importante rota turística do país. Especificamente a porção centro-norte do Caminho dos Diamantes, com área de 20.977,23 km2, possui relevantes valores culturais e naturais com grande potencial para uso turístico. Neste trabalho apresenta-se um mapeamento quantitativo da geodiversidade desta porção da Estrada Real por meio da análise de dados espaciais digitais processados em sistemas de informação geográfica. Para o cálculo do índice de geodiversidade utilizou-se as seguintes variáveis: geologia, relevo, solo, cavidades naturais e hidrografia. O resultado final é um mapa síntese com os índices classificados em cinco categorias: muito baixo (0,8%), baixo (35,8%), médio (31,6%), alto (30,9%) e muito alto (0,9%). Cerca de 1/3 da área de estudo é composta por áreas de alta e muito alta geodiversidade. Apesar das áreas de muito alta geodiversidade se apresentarem com baixo valor relativo, estas estão situadas, sobretudo, no entorno da rota principal da Estrada Real e apenas uma mínima parte desta está amparada e protegida por uma Unidade de Conservação – Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira. Os resultados podem auxiliar o poder público na identificação de áreas (alta e muito alta geodiversidade) que devem ser prioritárias para ações de conservação e aproveitamento turístico.

Caso não concorde com a publicação de qualquer documento neste repositório, mande uma mensagem pela página do Fale Conosco.

ICMBio © 2025

Logo do repositório COAR Notify